Bíblia | É Possível Falar Com Os Espíritos

espiritismo

Para consternação de muitos cristãos, a Bíblia mostra que é possível falar com os espíritos, mas, adverte para não se fazer.

Desde pequeno, a partir dos meus sete anos, fui ensinado que falar com os espíritos era coisa do diabo. A verdade, tal como me era ensinada, era que os espíritos não podiam falar connosco e para o efeito usavam a passagem bíblica “O Rico e o Lázaro” para provar que não era possível ninguém falar com quem já morreu.

No entanto, faltou analisar um pormenor nessa parábola. Jesus nunca frisou que não se podia falar com os mortos. O que Ele afirmou foi que os que estavam no seio de Abraão, não podiam ir para os que estavam em tormentos e nem os que estavam em tormentos podia ir ter com os que estavam no seio de Abraão.

Qual O Significado Da Passagem Do Rico E Do Lázaro?

É preciso esclarecer que a passagem bíblica refere-se a um momento particular entre duas personagens: uma que é rica, e outra que é o Lázaro. Ambos morrem e vão para os lugares merecidos, devido às suas ações na vida. Depois, dá-se o diálogo entre o rico e Abraão, no qual ele vê dois pedidos negados:

  1. Para que Abraão enviasse Lázaro para lhe refrescar a língua;
  2. Para que alguém fosse dos mortos avisar a família.

O rico teve os pedidos negados porque:

  • Não era possível Lázaro atravessar para o lugar de tormento;
  • E a família tinha os profetas para acreditar.

A interpretação desta parábola está relacionada com as nossas ações na vida. Não invoca em nenhum momento que as pessoas vivas não possam falar com os mortos, de forma direta ou indireta.

Por isso, afirmar que as pessoas não podem falar com espíritos, tomando de exemplo esta parábola, está errado.

Onde Podemos Ler Que É Possível Falar Com Espíritos?

Há alguns momentos, em que podemos ler na Bíblia, que se falou com espíritos.

O primeiro caso aconteceu com Saul em que ele foi ter com a vidente para conversar com o espírito de Samuel. Através da vidente, Saul conversou com Samuel para que este o aconselha-se sobre os filisteus. Porém, Samuel respondeu que nada poderia fazer por se ter tornado inimigo de Deus. Pode ler em I Samuel 28.

O segundo caso acontece no Novo Testamento e com Jesus. Este subiu ao monte e levou consigo os discípulos. No cimo, Jesus transfigurou-se e falou com Moisés e com Elias. Pode ler em Mateus 17.

Estes dois casos revelam a notória possibilidade de se conseguir falar com os espíritos.

Porque Não Devemos Falar Com Os Espíritos?

Há dois motivos porque não devemos falar com os espíritos.

O primeiro é de referência Bíblia, em que Deus dá a instrução ao seu povo para o não fazer:

Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam.
Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria
ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos.
O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.
Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus.

Deuteronômio 18:9-13

O segundo um pensamento racional. Se eu não tenho capacidade, nem experiência, para perceber que tipo de espírito estou a invocar, poderei muito bem estar a invocar algo maligno.

O Que Pensar Do Espiritismo?

De acordo com a Bíblia, tal como escrevi, não devemos procurar invocar os mortos, nem sequer procurar soluções nesses caminhos. Por esse motivo é que Abraão respondeu ao rico que não ia enviar ninguém dos mortos, não pela impossibilidade, mas pelo facto de que afasta as pessoas do principal objetivo: focar a sua fé em Deus.

Não posso dizer que o espiritismo é errado e que os espíritas não são pessoas que estão fora do caminho de Deus. Apenas posso fazer referência a uma advertência feita para aqueles que querem ser fazer parte de algo com Deus.

A minha recomendação é que se afaste desses rituais de invocação de mortos, mas, a vida é sua e as consequências também.


Ajude a suportar o site!

O site tem uma despesa associada para se manter online. Por isso, precisamos de encontrar formas de financiamento.

Uma delas é adquirido o livro Fenómenos Paranormais na Amazon.

Contamos com a sua ajuda para nos mantermos online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *